Itinerários de leitura para as séries iniciais – base de conhecimentos
Folha de rosto 1 Mapa 2 Entrada 3 Trilha 4 Atalhos para a saída 5 Base de conhecimentos

1 Mapa

São muitos os caminhos possíveis para formarmos leitores. Aproximando a literatura infantil e o brinquedo, encontramos um que julgamos promissor, pois tanto a arte literária como o ludismo surgem como estímulos imprescindíveis para a evolução da imaginação e para o desenvolvimento cognitivo na infância. Atividades lúdicas atreladas à leitura da literatura permitem à criança apropriar-se do livro de forma similar àquela de quando se apodera do brinquedo, extraindo dele múltiplas significações pertinentes à conquista de sua própria identidade. A leitura torna-se, desse modo, fonte de prazer, pois, como o brinquedo, concretiza-se a partir de necessidades próprias do pequeno.

Assim, através desta obra, apresentamos uma metodologia para formar leitores nas séries iniciais, guiada pela aproximação entre o livro e o brinquedo, de forma a despertar o gosto pela leitura na infância. Previamente elaborada com base na hermenêutica de Paul Ricoeur, tal metodologia é dividida em cinco etapas, quais sejam: Estímulo lúdico, Leitura, Reflexão sobre a leitura, Atividade criativa e Desfecho lúdico. Para cada uma dessas etapas, oferecemos uma série de atividades, oportunizando a você, leitor, não somente conhecer e compreender a metodologia, como, sobretudo, colocá-la em prática em sala de aula.

Esse vasto banco de atividades de leitura literária é fruto de projetos de pesquisa que realizamos junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Procurando, inicialmente, formar leitores na periferia urbana, de modo a inseri-los no mundo da cultura letrada, criamos o CLIC, um espaço de leitura e expressão de ideias e sentimentos que os livros suscitam, no qual o jogo literário se concretiza em meio da valorização do leitor mirim e de suas peculiaridades. Esse espaço, implantado no Centro de Extensão Universitária Vila Fátima, órgão suplementar da PUCRS, tem estatuto permanente e atende as crianças da vila de mesmo nome, em Porto Alegre (RS), monitoradas por um mediador cultural da comunidade local e orientadas pelos pesquisadores do CLIC, alunos de graduação e pós-graduação em Letras da PUCRS.

A repercussão desse trabalho teve como consequência o alargamento de suas ações, pois novas entidades se integraram à iniciativa, movidas por interesses comuns. Dentre elas, destacamos o Colégio Marista Champagnat, situado em Porto Alegre. Ao procurar atender às necessidades da instituição de ensino, direcionamos a experiência do CLIC ao público infantil de classe média, estudante das séries iniciais do Ensino Fundamental e, dessa maneira, configuramo-la não mais como um trabalho extraescola, mas extraclasse. Passamos, então, a realizar oficinas de leitura da literatura nas dependências do próprio colégio, recebendo os alunos encaminhados pela coordenadora pedagógica das séries iniciais, no turno inverso ao de estudo na escola.

Se, por um lado, a experiência do CLIC na comunidade carente viabilizou a realização de um trabalho de formação de leitores em ambiente escolar, por outro lado, essa última ação enriqueceu as práticas de leitura dentro e fora da escola. A metodologia aqui apresentada resulta das oficinas ministradas no Colégio Champagnat, quando sentimos a necessidade de um estudo planejado segundo a especificidade da literatura infantil e a importância do elemento lúdico como instaurador de uma relação saudável entre o leitor e o livro e entre o aluno e o professor. O sucesso da aplicação dessa metodologia no Champagnat fez com que as oficinas realizadas no Centro de Extensão Vila Fátima também se valessem do método.

Outra ação, protagonizada pelo CLIC, igualmente se beneficiou dessa metodologia. Trata-se da promoção da literatura na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Leopoldo Tietböhl, localizada em Porto Alegre, onde procuramos incentivar a leitura literária na escola e na família. Qualificamos todos os professores para o trabalho com a leitura da literatura conduzido pelo método em questão. Também incentivamos os pais a acompanhar esse trabalho, levando a leitura para dentro de suas casas nos momentos de lazer.

Diante da gama diversificada de atividades geradas a partir da aplicação da metodologia nas diferentes ações promovidas pelo CLIC – Colégio Marista Champagnat, Centro de Extensão Vila Fátima e Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Leopoldo Tietböhl -, resolvemos sistematizar e classificar tais técnicas em uma base de conhecimentos, de modo a oferecer um instrumento de auxílio e referência a professores de séries iniciais do Ensino Fundamental, alunos de graduação e pós-graduação em Letras e em Educação e demais interessados em formar leitores nos espaços escolares.

Assim, de posse dessa obra, você tem acesso aos fundamentos teóricos da metodologia, a todas as orientações necessárias para a sua aplicação e, principalmente, a uma lista de sugestões de livros literários infantis, separados por temas e classificados por gêneros, e de atividades de leitura literária já desenvolvidas, divididas de acordo com as cinco etapas do método, cada uma delas, por sua vez, subdivida por categorias, de maneira a viabilizar e enriquecer tal aplicação. Está, pois, em suas mãos, a oportunidade de também trilhar esse caminho, elaborando práticas leitoras baseadas na metodologia proposta e abastecidas pelo leque de obras e atividades oferecido. Além disso, você pode se valer desse material para a organização de novas metodologias, por meio da investigação das relações, por exemplo, entre as atividades e os suportes utilizados e entre as atividades de diferentes etapas, o que lhe permitirá a extração de novos conhecimentos e a recombinação das etapas das atividades para a criação de novas.

Agora que você já localizou aqui no Mapa a metodologia que pretendemos apresentar, abrindo caminho para a sua atuação como promotor da leitura nos espaços escolares, não hesite em cruzar a Entrada. Nesse capítulo, conhecerá o método em cada uma de suas etapas, bem como a sua fundamentação teórica. Preparado para trilhar o caminho que aqui propomos, receberá todas as instruções necessárias para a aplicação da metodologia em sua realidade, através da leitura do capítulo Trilha. Em Atalhos até a saída, você encontrará possibilidades de adaptação da metodologia, além de exemplos de sua aplicação. Alcançando o fim do caminho, poderá colocar o método em prática por entre a utilização da Base de conhecimentos. Diante das listas de obras literárias infantis e de atividades, você tem munição suficiente para construir seu próprio caminho rumo à formação de leitores literários no ambiente escolar.

Folha de rosto 1 Mapa 2 Entrada 3 Trilha 4 Atalhos para a saída 5 Base de conhecimentos