Compliance
-
“Compliance” vem da expressão em inglês to comply, que pode ser traduzida como “estar de acordo com uma regra ou diretriz”. No mundo das empresas, “compliance” é o alinhamento com as normas e controles internos e externos, sejam eles contábeis, jurídicos, de responsabilidade ambiental ou outro.
-
Algumas empresas possuem um setor específico para o compliance. É tarefa dele garantir que as ações dos diferentes setores da organização estejam em conformidade com a lei e com as boas práticas jurídicas, trabalhistas, contábeis e ambientais. Além de prevenir desvios, o compliance melhora a imagem da empresa frente aos clientes, investidores e demais stakeholders.
-
Após a divulgação de crimes pela Operação Lava Jato, cresceu o interesse das companhias brasileiras em investir no compliance. Prevenir a ocorrência de atos ilícitos é melhor do que remediar: empresas envolvidas em crimes perdem dinheiro e credibilidade, e não há garantias de que consigam se recuperar da exposição negativa.
-
Algumas das funções do profissional de compliance: monitorar os riscos operacionais, prevenir fraudes, gerenciar controles internos, fiscalizar a conformidade contábil da empresa com as normas internacionais, observar irregularidades nas relações de trabalhos e elaborar manuais de conduta para os funcionários.