Paradoxo de Easterlin

O Paradoxo de Easterlin é a conclusão de que rendimentos elevados são correlacionados com a felicidade, até certo ponto – depois de um determinado valor, não há mais correlação entre o aumento da renda e o aumento da felicidade. Em outras palavras, muito dinheiro não traz felicidade, mas algum dinheiro, sim.

  • O paradoxo foi descoberto por Richard Easterlin, professor de Economia da Universidade da Califórnia, depois de comparar a evolução dos níveis de felicidade e do PIB per capita de diversos países ao longo dos anos.

    A descoberta gerou reações de diversos cientistas, que tentaram refutar ou complementar a sua teoria. O próprio Easterlin saiu diversas vezes em defesa da sua descoberta, refazendo o estudo com novos conjuntos de dados e sempre chegando à mesma conclusão.

  • Clique para ampliar

    Imagens: Baianat

Este gráfico demonstra o paradoxo: num primeiro momento, o aumento do dinheiro acompanha o da felicidade. Depois de determinado ponto, esta correlação não é repetida.

Psicologia positiva

  • Indo na contramão da psicologia tradicional, que sempre focou no estudo de problemas e patologias, a psicologia positiva é um movimento científico que estuda o que “dá certo” com as pessoas. Em outras palavras, ela estuda as virtudes, o bem-estar psicológico e a felicidade humana.

  • Em vez de perguntar a seus pacientes o que vai mal em suas vidas, os psicólogos adeptos da psicologia positiva fazem perguntas como “o que está funcionando em sua vida?”. Em vez de encorajar os pacientes a pensar em problemas, a psicologia positiva faz com que eles reflitam sobre o que dá certo em suas vidas e, assim, tenham uma visão mais positiva.

  • O surgimento da psicologia positiva se deu no final dos anos 90 com o então presidente da Associação Americana de Psicologia, Martin Seligman. Seligman estava cansado do enfoque negativo da Psicologia e propôs que ela se voltasse ao estudo científico do que faz a vida valer a pena. Suas ideias e estudos sobre a felicidade humana estão no livro “Felicidade Autêntica”.

  • Um conceito central na psicologia positiva é o de “resiliência”, ou seja, o poder do ser humano de enfrentar e superar as adversidades. Um indivíduo resiliente não sofre emocionalmente com situações de stress; ao contrário, consegue extrair aprendizados para o seu desenvolvimento.

Todos os ícones por Freepik

Destaques

Veja nessa página as principais ideias expressas pelo professor.

  • {{item.texto}}

Mapa de Aula

Veja nessa página as principais ideias e ensinamentos vistos ao longo da aula. Os tempos marcam os principais momentos das videoaulas onde os assuntos são abordados.

  • {{item.aula}} timer {{item.timer}} {{item.titulo}}