2) Orientações para o manejo eletrônico do e-book:
Seja qual for a intenção do leitor-usuário, as funcionalidades disponíveis na interface eletrônica do e-book auxiliam sobremaneira no manuseio e na movimentação do/no texto.
a) Para começar, cada capítulo está disponível no sumário como link, de forma que, se o objetivo for a leitura de um capítulo específico, pode-se clicar sobre o título do texto desejado para que o mesmo seja apresentado.
b) Na área de leitura, há três ícones que ficam nas partes superior e inferior. Esses ícones permitem avançar ou retroceder as páginas e também, se desejável, voltar ao início do livro, mais precisamente à capa.
Cabe acrescentar que o sumário fica visível todo o tempo, facilitando a navegação rápida e o acesso a todo o livro. Se desejável, pode-se arrastar com o mouse a barra que separa a parte do sumário do texto de forma a diminuí-la, aumentando, assim, a área de leitura.
c) No capítulo 8, são apresentadas as atividades elaboradas com as regras apresentadas na parte de embasamento teórico – capítulos anteriores. Após a introdução, basta clicar no link “visualizar atividades” para ser direcionado ao menu geral das regras – lembrando que podem ser acessados, tanto o menu geral das atividades como os demais capítulos, diretamente a partir do sumário. Nesse ponto, cabe uma breve descrição das atividades em si, seu layout e suas funcionalidades.
Todas as atividades apresentam, ao topo, a indicação do nome (ATIVIDADE A, B ou C). Abaixo, encontra-se a instrução do exercício que informa o que deve ser feito. Essa é a instrução inicial. Na maioria das atividades, aparecem duas instruções – uma, antes do texto, e outra, após – para maior clareza quando o nível de complexidade é alto. Após a primeira instrução aparece o texto, já adaptado (com lacunas, destaques...) quando necessário, seguido pela segunda instrução. Caixas, esquemas, opções de resposta... vêm a seguir.