Página Anterior     Próxima Página     Página Inicial  

4.2.2 Coesão lexical

           A coesão lexical é estabelecida pela relação semântica através do uso de elementos lexicais. Halliday e Hasan (1976) classificam esse tipo de coesão por meio de dois mecanismos: a reiteração e a colocação ou contiguidade. A primeira consiste na repetição do mesmo item lexical ou com o mesmo referente através do uso de sinônimos e de superordenados (hiperônimos e hipônimos); e a segunda obtida através da relação existente entre termos do mesmo campo semântico.
           A repetição do mesmo item lexical consiste na reiteração de um mesmo vocábulo ao longo do texto. De modo geral isso ocorre com palavras-chave que, ao se repetirem, contribuem para a manutenção do eixo temático, conforme exemplo a seguir.
           “O professor de língua portuguesa afirmou que as provas serão individuais e sem consulta. O professor estabeleceu também que qualquer sinal de pesquisa durante a avaliação consistirá em punição para a turma. “
           Esse processo tem uma medida de adequação, com ressalvas para os textos literários (especialmente os poemas) e os persuasivos, como é o caso da publicidade.

           A sinonímia consiste na substituição lexical, isto é, na substituição de um item lexical por outro de sentido equivalente, de modo a evitar a repetição excessiva. O exemplo a seguir apresenta os vocábulos alunos e estudantes como intercambiáveis no contexto da sequência de segmentos.

18
  Página Anterior     Próxima Página     Página Inicial