Página Anterior     Próxima Página     Página Inicial  

sequências linguísticas (palavra, sintagma, frase ou parágrafo). Os recursos coesivos existentes são diversos e diferenciam-se de acordo com a relação que o escritor/falante estabelece a fim de manifestar a sua posição (seja seu conhecimento ou opinião) sobre o assunto.
           Halliday e Hasan (1976) compreendem os elementos conjuntivos em quatro categorias: aditivas, adversativas, causais e temporais. Além desses casos, os autores acrescentam ao grupo o que eles definem como elementos continuativos. Como é possível perceber, a concepção e a classificação realizadas por esses lingüistas, e adotadas neste e-book, são diferentes das desenvolvidas pela Gramática Normativa.

           a - A aditiva, como o próprio nome diz, dá ideia de acréscimo, de que há outros fatores a serem apresentados. Entre as expressões destacam-se além disso, também, acima de tudo, ou, ainda mais, etc. , conforme exemplos a seguir:

           “Carla está bem animada com a festa de aniversário da filha. Já encomendou o buffet de salgadinhos e definiu as músicas com o Dj. Além disso, vai contratar garçons especializados em festa de crianças para atender aos convidados.”
               Os termos acima e, além disso denotam a ideia de que há algo mais a ser dito ou considerado no momento da comunicação. Além das informações apresentadas, existem outras importantes para a compreensão dos fatos. A relação entre as idéias é estabelecida por meio da presença desses termos.

           b - A adversativa consiste nos itens que são usados para apresentar que o que segue é contrário ao que foi dito. Em Português, os elementos



24
  Página Anterior     Próxima Página     Página Inicial