Bactérias encontradas nos alimentos
-
Salmonella
Origem
fezes de animais domésticos e selvagens
Alimentos contaminados
ovo e derivados, maionese, produtos de origem animal, vegetais, chocolate
Doenças
salmonelose, septicemia, bacteremia
É a causa da maioria dos surtos alimentares no Brasil. Os sintomas (diarreia, vômito, náusea) surgem menos de um dia após a infecção, e a doença dura entre 4 e 7 dias. Em alguns alimentos, como o chocolate, a dose infecciosa é menor – o que significa que é necessário um volume menor de bactérias para causar infecção.
-
E. coli O157:H7
Origem
fezes animais, água contaminada, vegetais
Alimentos contaminados
leite cru e derivados, carne mal passada, vegetais
Doenças
colite hemorrática, síndrome hemolítica
Este sorotipo de E.coli não é acusado pelos métodos tradicionais de verificação. Uma vez no corpo humano, liga-se à mucosa intestinal e produz uma toxina (chamada de verotoxina ou Shiga-toxina) que interrompe a síntese proteica dos órgãos. Comparada a outras variações de E.coli, a O157:H7 é especialmente virulenta: sua dose infecciosa é centenas de vezes menor.
-
Listeria monocytogenes
Origem
fezes, solo, vegetais em decomposição
Alimentos contaminados
leite cru e derivados, carne e derivados
Doenças
listeriose, meningite
A listeria é uma das bactérias mais perigosas causadoras de surtos alimentares, por três motivos: primeiro, se reproduz em temperaturas de 1 a 40ºC, o que significa que se multiplica em geladeiras; segundo, pode formar biofilme, uma capa bacteriana que a torna mais resistente; terceiro, pode causar a listeriose, que tem taxa de mortalidade alta – entre 20 e 50%.
Imagens (esq. p/ dir.): NIAID, NIAID, Mcrobewiki