Dimensão Saúde
GESTÃO AMBIENTAL NO HOSPITAL SÃO LUCAS
Lavanderia sustentável
O Hospital São Lucas criou, com seis hospitais da Capital, a Associação de Hospitais de Porto Alegre, para instituir a Planta Industrial de Higienização de Têxteis. A estrutura é composta por uma lavanderia numa área de 11 hectares, adquirida em 2013, e tem contribuído para aumentar a produtividade, otimizar custos e racionalizar recursos. Entre os principais cuidados está a sustentabilidade ambiental. A estação de tratamento de efluentes presentes no local permite reaproveitar 78% da água utilizada. Outro aspecto importante é a mão de obra. A Planta gera 300 postos de trabalho aos moradores da região, que atuam em três turnos, garantindo que sejam higienizadas diariamente 26 toneladas de enxovais (lençóis, toalhas, uniformes, entre outros) utilizados pelos hospitais que compõem o grupo.
A nova lavanderia também permitiu a liberação de 600 m² de área física no HSL para instalação do serviço de suporte em tecnologia (equipamentos hospitalares e de informática). Em outras áreas livres, serão instaladas quatro novas salas de cirurgia e uma Unidade de Tratamento Intensivo com dez leitos.
A busca da sustentabilidade no HSL é trabalhada ao longo dos anos e a formatação do seu conceito engloba aspectos econômicos, sociais e ambientais.