Dimensão Ensino

INTERNACIONALIZAÇÃO

O incremento da internacionalização é uma meta do planejamento estratégico da  PUCRS tendo em vista atingir crescentes patamares de qualidade em escala mundial. Ocorre através do incentivo à mobilidade acadêmica (interna e externa) de docentes e discentes e por meio de parcerias em pesquisa, ampliando as oportunidades de experiências acadêmicas e de gestão em nível internacional. Atualmente, são oferecidas quatro disciplinas em língua inglesa para alunos de mestrado e doutorado. Os Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, Zoologia, Biotecnologia Farmacêutica, Filosofia e Ciências da Computação são os pioneiros nesta iniciativa, que tem por objetivo, gradativamente, aumentar o número de disciplinas a serem ofertadas a alunos brasileiros e estrangeiros em nível de pós-graduação.

Programa de Mobilidade Acadêmica

O Programa de Mobilidade Acadêmica (PMA) inclui a Mobilidade IN (alunos estrangeiros na PUCRS) e Mobilidade OUT (alunos da PUCRS no Exterior). O PMA OUT tem a duração máxima de dois semestres letivos, consecutivos ou não, para os alunos de graduação da Universidade.

Os destinos mais procurados em 2013 foram Estados Unidos, Portugal, França e Espanha. No PMA IN, a maioria dos alunos estrangeiros é oriunda do México, Espanha e França.  Acadêmicos da PUCRS também participaram de Programas de Mobilidade de curta duração, com patrocínio do Banco Santander: Top China (dois alunos) e Ibero-Americanas (dez alunos), tendo a oportunidade de visitar e realizar cursos em universidades da China, Argentina, Espanha, Portugal e Porto Rico. Programas com apoio da Capes, como o Brafitec, e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) permitiram que 14 alunos dos cursos de Engenharia e 18 de licenciatura em Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Química realizassem estudos na Polytech Montpellier, Polytech Nice AS, na França, e na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Ciências Sem Fronteiras

Este programa do governo federal busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O Ciências sem Fronteiras é uma iniciativa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto prevê a utilização de bolsas para que alunos de graduação cursem disciplinas e realizarem estágios no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

A PUCRS participou de todos os editais lançados pelo Ciências sem Fronteiras para alunos de graduação.

Alunos de Harvard na PUCRS

Em janeiro, 14 alunos de graduação e pós-graduação da Harvard University participaram de uma experiência de imersão linguística, social e cultural da Língua Portuguesa na PUCRS. Os estudantes realizaram um curso de Português para Estrangeiros e trabalharam de forma voluntária em organizações locais como o Centro Social Marista (Cesmar). Eles foram recepcionados pelo Reitor, Irmão Joaquim Clotet, em cerimônia no Salão Nobre da Reitoria.