Página Anterior     Próxima Página     Página Inicial  

b) Estabelecer os conteúdos lingüísticos
           Inicialmente, é preciso definir os conteúdos relativos ao funcionamento lingüístico a serem trabalhados na sala de aula – quais as regras de coerência e coesão consideradas mais importantes para o grupo de alunos. Desse modo, pode haver a opção de desenvolver uma apenas ou algumas ou ainda todas as regras.

c) Estabelecer as estratégias de leitura e organizar o trabalho com elas
           Cabe primeiramente definir as estratégias de leitura norteadoras do trabalho. Feitas essas definições, elas devem ser suporte para as orientações dadas durante as oficinas. Se a estratégia eleita é a predição, por exemplo, cabe orientar os alunos para que façam antecipações com base em seus conhecimentos prévios e nas pistas lingüísticas do texto.
           Para o desenvolvimento da consciência dos alunos sobre o uso dessas estratégias bem sobre os conteúdos lingüísticos, um recurso muito produtivo é o blog da turma, em que, ao término de cada aula, eles podem descrever o trabalho realizado em cada atividade e depositar essas descrições nesse recurso eletrônico que faz parte do universo dos adolescentes.

d) Definir os procedimentos de ensino e organizar os materiais para os alunos.
           As atividades apresentadas neste e-book estão organizadas para serem utilizadas em computador. No caso de a escola dispor de laboratório de informática, esse caminho, que é muito produtivo, pode ser utilizado. No caso de não haver essas condições, as atividades podem também ser transpostas para o formato impresso.



85
  Página Anterior     Próxima Página     Página Inicial