Definido esse caminho (virtual ou impresso), cabe ao professor examinar as atividades aqui disponibilizadas e selecionar as adequadas ao seu grupo de alunos ou, com base nelas, organizar outras utilizando os textos selecionados e os conteúdos definidos.
A organização da atividade pode ocorrer com apenas um conteúdo para cada texto ou com aqueles conteúdos relevantes para o grupo e adequados ao texto selecionado.
e) Definir a situação de produção escrita
Nas pesquisas realizadas que geraram este e-book, o foco esteve sempre na leitura. Os momentos de escritas consistiram nas descrições e apreciações postadas pelos alunos no blog da turma.
Se o professor desejar incluir o trabalho de escrita, cabe recomendar que as propostas aos alunos envolvam texto da mesma natureza do trabalhado (curiosidade científica) e indiquem uma situação comunicativa – objetivo, leitor, veículo, etc.
Para avaliação dos textos escritos pelos alunos, é importante utilizar como critérios os mesmos conteúdos lingüísticos trabalhados (coerência e coesão).
f) Definir o sistema de avaliação e organizar os testes.
Os testes apresentados neste e-book estão organizados com texto de curiosidade científica, assim como as atividades, o que é o desejável. É importante que sejam utilizados textos da mesma natureza no ensino e na avaliação.
86
|