Página Anterior     Próxima Página     Página Inicial  

           4 Funcionamento do texto: coesão textual

Thaís Vargas dos Santos *             

           O presente capítulo desenvolve teoricamente a coesão textual, com exemplificações, e a sua importância para a construção do sentido do texto, meio fundamental no ato da comunicação.
           Nessa perspectiva, é apresentada a seguir uma breve revisão das concepções de texto e coesão textual. A última, que consiste no cerne deste artigo, é dividida de acordo com as categorias estabelecidas pelos autores Halliday e Hasan (1976).

4.1 Texto: concepções

           A concepção de texto é frequentemente considerada de acordo com a sua extensão, deixando de lado aspectos fundamentais quanto à sua definição. Koch e Travaglia (1993) abordam em sua obra a concepção de texto como algo concreto que, por meio de recursos linguísticos, constrói sentidos em uma situação comunicativa a partir, tanto da leitura quanto da interação dos interlocutores. Para eles, um texto deve ser reconhecido como uma atividade comunicativa independente de sua extensão.
           De acordo com a mesma concepção, Halliday e Hasan (1976) também consideram um texto a partir da sua função comunicativa, ao defini-lo como “uma unidade de linguagem em uso” (p.143).
           Nesse sentido, o texto é uma ferramenta na qual o escritor/falante tem como objetivo expressar o seu conhecimento para um ouvinte/leitor a fim de compartilhá-lo. Para alcançar essa finalidade é imprescindível, portanto, que



15
* Graduada em Letras / PUCRS. Professora de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa da
 Escola Stella Maris.
  Página Anterior     Próxima Página     Página Inicial