Nesse exemplo, a compreensão do item assim ocorre através da relação com o termo que o segue sem nenhum laço de amizade, havendo uma referência catafórica.
Esses elementos podem remeter a outros elementos do próprio texto. Nesse caso chamam-se endofóricos. Podem também remeter a itens situacionais (extratextuais). São denominados exofóricos.
a - “ - Você vai ao cinema conosco?”
Nesse caso, o termo você faz referência a algo externo ao texto. Ele não está presente em uma passagem anterior ou posterior da estrutura. A referência é feita, portanto, a um elemento fora do texto – o interlocutor. A sua interpretação vai depender apenas da situação comunicativa. Desse modo, consiste numa referência exofórica.
b - “O rapaz estava atrasado. Ele havia combinado de ir com a namorada ao cinema.”
No exemplo, o elemento Ele faz referência a o rapaz que está expresso anteriormente no texto, tratando-se, por isso, de uma referência endofórica. Cabe registrar que, além disso, trata-se de uma relação anafórica.
A referência ainda pode ser de três tipos: pessoal, quando realizada por meio de pronomes pessoais e possessivos; demonstrativa, através do uso de pronomes demonstrativos e advérbios indicativos de lugar; e comparativa efetivada de forma indireta através do uso de elementos que denotam identidade e similaridade ou diferença. Veja os exemplos a seguir: