a- “João e Maria viajarão para o sul amanhã. Eles irão visitar os pais de Maria que moram em Porto Alegre.” (Referência pessoal).
A compreensão do item Eles é realizada através da remissão ao segmento João e Maria.
b – “Adroaldo passeia com as filhas todos os finais de semana. Estes passeios são importantes para fortalecer a relação entre pai e filhas.” (Referência demonstrativa)
Caracteriza-se como referência demonstrativa, por possuir, como referência, um pronome demonstrativo. Estes pressupõe o segmento referido passeia com as filhas todos os finais de semana.
c - “O filme a que assistimos em casa hoje foi bem melhor que o filme de ontem no cinema.” (Referência comparativa)
O termo melhor é uma referência comparativa ao filme de ontem. Trata-se de uma comparação entre os dois tipos de filmes, caracterizando o filme de hoje como mais interessante na opinião de um dos interlocutores.
A elipse consiste na ausência de um item lexical recuperável pelo contexto. É compreendida como uma substituição por zero. Pode ser de natureza verbal, quando ocorre a ausência de um verbo e/ou outros itens do sintagma verbal; nominal, realizada pela omissão de um nome que funciona como núcleo; e oracional, típica dos diálogos em que ocorrem perguntas e respostas, bem como nos discursos indiretos, nos quais as respostas indiretas, de acordo com as circunstâncias da situação, respondem à pergunta realizada. Esse último caso é mais complexo, por constituir, muitas vezes, ambiguidades. Acompanhe os exemplos a seguir de cada caso.
a- “Paulo lia um livro e Pedro, uma revista.” (Elipse verbal).