Página Anterior     Próxima Página     Página Inicial  

9.1.3 Não contradição interna

            Esse tópico de conteúdo é chamado “não contradição interna”. É uma regra que se relaciona com o fato de um texto não poder apresentar itens (inclusive na organização linguística como pessoa e tempo verbal, por exemplo), ideias, afirmações que sejam contrárias umas às outras a ponto de contradizerem-se na estrutura interna do texto, salvo se isso for intencional por algum motivo. Dessa forma, atividades que abarquem esse conteúdo têm de apresentar exercícios que desenvolvam a consciência necessária no usuário da língua para evitar a contradição interna na frase, na oração, no parágrafo ou nas ideias gerais do texto.


Atividade A

           Para essa atividade, foi escolhido um texto sobre o lugar mais apertado do mundo. Ele foi adaptado, partindo de sua forma original, tendo sido destacados alguns dos verbos e mudadas as formas de dois deles (viverão, que na forma original estava conjugado na 3PSPI1 *¹ e teve, no original, conjugado da mesma forma). A atividade solicita que os alunos os encontrem no texto e que os escrevam na sua forma correta, segundo o contexto, em uma caixa posta para esse fim. A não contradição interna é trabalhada solicitando ao aluno que identifique as formas verbais empregadas erroneamente, que contradizem o tempo de acontecimento do que é narrado ou descrito no decorrer do texto. Nesse caso, a contradição trabalhada é a que se dá no âmbito da forma linguística que acaba por comprometer também o sentido.

Ver Atividade


Atividade B

           Nessa atividade, cujo texto fala sobre o ato de dizer “sim” ou “não” movimentando a cabeça, foi destacado com negrito um trecho ao fim do texto. Este, por sua vez, foi adaptado para que houvesse uma informação que contradissesse o conteúdo da parte em destaque. Enquanto o texto

70
*¹ Entenda-se: 3ª pessoa do singular do presente do Indicativo.

  Página Anterior     Próxima Página      Página Inicial