Dimensão Ambiental

A PUCRS faz um diagnóstico dos aspectos ambientais do Campus. Questões relacionadas aos recursos hídricos, ao uso do solo, à cobertura vegetal, aos resíduos e vibrações, ao trânsito e ao patrimônio histórico são periodicamente discutidas. Além disso, a adaptação dos prédios no que se refere ao conforto térmico e ao uso eficiente de energia são práticas incorporadas no desenvolvimento de cada novo projeto.

A operação e a manutenção da Universidade requerem a adequação aos critérios de proteção e preservação do meio ambiente, com ações que atendam às boas práticas de conservação ambiental e que se constituam em exemplos para a comunidade universitária e para visitantes que circulam pelo Campus diariamente.

O projeto “Campus + Verde” é uma iniciativa criada para alinhar as ações da instituição no âmbito operacional, acadêmico-científico e de extensão para reduzir o impacto ambiental das suas ações e ampliar a geração e a disseminação de conhecimento.

Implantar o “Campus Verde” por meio do incremento de boas práticas de preservação do meio ambiente em novas obras, em melhorias e em serviços.

INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS

TEMA
INDICADOR
RESULTADO EM 2013
Água Consumo de água potável
136.398 m³
Energia Quantidade anual de energia elétrica consumida
48.348.856 kWh
Materiais Consumo de papel A4
100.464 kg
Descarte de lâmpadas
14.817 unidades
Quantidade de resíduos eletrônicos descartados
11.260 kg
Resíduos/Quantidade de
resíduos produzidos por ano
Laboratórios e clínicas
39.319 kg
Lixo seco
3.696 m³
Madeira
140 m³ estéreo
Metais
38.230 kg
Orgânico
1.170 m³
Pilhas e Bateria
265 kg
Baterias automotivas
1.156 Kg
Papel e papelão
1.098 m³
Podas e arbóreos
1.148 m³ estéreo
Pesquisa/Ações Projetos de pesquisa com foco no Desenvolvimento Sustentável
32
Ensino/Ações Disciplinas de graduação como foco no Desenvolvimento Sustentável
23
Extensão/Ações Ações/projetos de Extensão com foco no Desenvolvimento Sustentável
25
Capacitações de Professores e Técnicos Administrativos Número de capacitações realizadas em Programas de Eficiência Energética
9
Total de participantes
397

PROJETO CAMPUS VERDE

Gestão da Água

O processo de gestão da água potável se iniciou no ano de 2000, com o monitoramento das contas e consumo de água potável no Campus. A partir daí, várias iniciativas foram implementadas para reduzir o consumo e mitigar os impactos ambientais causados pelo consumo desse recurso natural

Eficiência Energética

O Projeto tem como missão levar às pessoas, de forma criativa e coerente, práticas eficientes de sustentabilidade, conscientizando-as sobre o impacto que hábitos do dia a dia causam em ambiente acadêmico e comunidade. Também, incentivá-las a adotarem procedimentos que virão impactar positivamente as suas famílias, ambientes de trabalho e toda a sociedade

Estratégia Impacto
Instalação de restritores de vazão e válvulas de restrição. Redução da vazão em até 50% nas torneiras dos sanitários.
Registro do consumo em tempo real. Controle informatizado do consumo, a cada hora, em 20 pontos do Campus.
Localização de vazamentos por geofone Melhor avaliação das condições hidráulicas que interligam os prédios do Campus e redução da necessidade de escavações.

• Teve início em 2013 um estudo para otimizar as compras de materiais da Universidade de forma mais sustentável, dando incentivo às empresas locais e aos materiais certificados;

• Disciplinas ambientalmente orientadas estão sendo sugeridas no âmbito da graduação. Uma destas é a disciplina da Faculdade de Educação  "Estudos socioambientais" a qual propõe uma abordagem interdisciplinar com professores da Educação, Administração, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia e também a disciplina de Economia Sustentável da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia.

• A PUCRS atualizou seu Plano de Gerenciamento de Resíduos, estabelecendo metas que visam minimizar a geração de resíduos sólidos na Universidade.

INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E
DOS RECURSOS NATURAIS

O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IMA) tem como objetivo apoiar, incentivar e promover atividades relacionadas com o meio ambiente na Universidade e na comunidade que a envolve.

Pró-Mata

O Centro de Pesquisa e Conservação da Natureza Pró-Mata, situado na região nordeste do Rio Grande do Sul, abrange parte dos municípios de São Francisco de Paula, Maquiné e Itati. Possui uma área de cerca de 3.100 hectares, com campos nativos, florestas e montanhas e um mosaico de vegetação em diferentes estágios de sucessão ecológica. O projeto do local foi desenvolvido na Universidade a partir da ideia de se criar uma Área de Conservação, voltada basicamente para a pesquisa e a conservação da natureza, proposta pela Universidade de Tübingen, da Alemanha, com a qual a PUCRS possui um convênio de cooperação desde 1983.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projeto Escola Sustentável

O Projeto Escola Sustentável é uma iniciativa de professores e alunos da PUCRS, através do IMA e do Comitê de Gestão Ambiental. O principal objetivo é promover gestão ambiental em escolas de Porto Alegre através da melhoria de procedimentos técnico-administrativos, pedagógicos e de extensão comunitária. As ações consistem em: selecionar escolas parceiras; fazer levantamento do desempenho ambiental escolar; gerar relatório do desempenho ambiental escolar; propor ações e sugestões para a melhoria do desempenho ambiental escolar; avaliar as alterações em virtude das ações realizadas; e conferir, quando cabível, o selo de Escola Sustentável.

Essas atividades são realizadas por uma equipe multidisciplinar e contam atualmente com quatro alunos.

Conscientização na Serra Gaúcha

O projeto Educação Ambiental serve como ferramenta de sensibilização e ensino de práticas sustentáveis. Realizado em parceria com o Instituto HSBC Solidariedade, tem por objetivo difundir a importância da conservação e da sustentabilidade ambiental, capacitar jovens em ações ambientalmente sustentáveis e fortalecer o desenvolvimento sustentável ao município de São Francisco de Paula, a partir do despertar da consciência ambiental. O projeto atende, como beneficiários diretos, estudantes entre 13 e 16 anos e professores da rede pública de ensino local. Cada um dos grupos, compostos por 20 alunos e um docente responsável pelos mesmos, é recebido no Pró-Mata para participar de atividades teóricas e práticas, relacionadas à Educação Ambiental.

CEPAC E A MISSÃO OCEANOGRÁFICA

Em julho, o Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação em Petróleo, Recursos Minerais e Armazenamento de Carbono (Cepac) liderou uma equipe de mais de 40 profissionais da PUCRS, de diferentes áreas, como Biologia, Geologia, Química e Engenharia, que navegou pelo Cone de Rio Grande, estrutura geológica com dezenas de quilômetros de largura, ao sul da Bacia Pelotas (RS), no Oceano Atlântico. O objetivo da missão foi estudar sua formação geológica, micro e macro-organismos dessa região e possíveis ocorrências de hidratos de gás.